O que é autoconhecimento?

5
(5)

O termo “autoconhecimento” revela seu significado por si só. Refere-se à habilidade de conhecer a si mesmo, de dentro para fora.

No entanto, apesar de possuir uma definição simples, o seu processo exige uma reflexão profunda e muitas vezes desafiadora.

O autoconhecimento nada mais é do que uma investigação sobre si próprio. Em outras palavras, é a nossa capacidade de olhar para dentro e saber exatamente quais são nossas potências, anseios, intenções, singularidades e vulnerabilidades.

 Para que isso aconteça é necessário lançarmos mão de nossos pré julgamentos e entrarmos em contato com quem somos, sem máscaras e padrões. O autoconhecimento é uma jornada interna em busca de si. Nela conhecemos as dores e delícias de ser quem somos.

Em outras palavras, o autoconhecimento nos permite compreender cada detalhe que se passa em nós mesmos, sejam pensamentos, emoções e mesmo anseios. Nos levando a ser a nossa própria bússola.

Para se conhecer é preciso desenvolver a habilidade de se aproximar de si, de se ouvir e se perceber. É preciso conseguir silenciar as vozes, demandas e opiniões externas para conhecer seu próprio som.

É preciso se reconectar com a pessoa mais importante da sua vida… VOCÊ.

Através da terapia esse processo tende a acontecer de forma muito mais leve e constante. Caso tenha desejo de conhecer de perto como podemos realizar, juntos, esse trabalho eu posso te ajudar. Clique aqui e saiba mais.

Laryssa Portugal é Pós graduanda em Gestalt-terapia, especialista em Psicologia Corporal e Graduada em psicologia.

Você gostou desse post?

Compartilhe o post:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

Leia também

O melhor guia das mulheres

Somos cíclicas. Iniciando pelo 1º dia da menarca (primeira menstruação) e alguns estudos já mostram que muito antes disso o metabolismo da menina pode ser cíclico com seus hormônios à flor da pele.

Relacionamentos abusivos

0 (0) Alguma vez você esteve em um relacionamento que se sentia o tempo inteiro “pisando em ovos”? Que tinha que tomar cuidado com o

Rua Abílio Moreira de Miranda, 45
Alto Cajueiros, Macaé – RJ | 27915-250
Macaé Trade Center | MTC

Agende uma consulta no Plenamente