Liberte-se da culpa!

0
(0)

Você sabe lidar com a culpa? Aprenda sobre esse sentimento para ter uma vida mais leve.

Quando você se arrepende por alguma atitude que tomou ou não aceita seus defeitos, erros e fraquezas, voce se sente envergonhado, com vontade de sair correndo, e então aparece aquela sensação de raiva de si mesmo ou da situação e você pensa: “Por que eu fiz isso?!” ou “Por que isso aconteceu comigo?!”

De acordo com uma pesquisa bem interessante de um estudioso chamado Lewis (1971) o sentimento de culpa é quando nos julgamos negativamente ao acreditarmos que não conseguimos viver de acordo com os nossos próprios padrões ou padrões impostos pela sociedade.

Mas isso não é de todo ruim, pois na verdade a culpa é uma função adaptativa, ou seja, ela é própria da natureza humana. O Sistema Límbico é uma região do nosso cérebro que é responsável por todos os nossos julgamentos morais e também pela sensação de culpa e vergonha.

Portanto, seres humanos com desenvolvimento psicológico saudável sentirão culpa, e levando para o lado positivo se você se sente culpado diante de algumas situações é bem possível que você tenha uma maior capacidade de empatia e conexão com o outro.

A culpa se torna preocupante quando pensamentos e comportamentos não chegam a lugar nenhum a não ser a autodestruição. Com a sensação de paralisia e com pensamentos constantes de negatividade que imerge em um ciclo de muita angústia e sofrimento.

“Luz no fim do túnel”

O que pode fazer com que algumas pessoas não consigam enxergar uma “luz no fim do túnel” é o medo de se sentir vulnerável, que cria a ilusão de alcançar expectativas impossíveis como por exemplo o da “perfeição”, e pra isso, precisa estar “sempre certo”.

Essas expectativas irreais podem ser tão fortes a ponto de causar autoagressão, a raiva de si pode levar você agir de formas a amenizar essa a falta de controle sobre a vida. Afinal, a vida e formada por uma série de acontecimentos que não podemos controlar! Essa é a realidade.

Não sufoque suas emoções, isso cria um caos interno e pode lhe causar doenças emocionais. Começar a mudar os seus próprios pensamentos e comportamentos diante das situações de culpa contribui para o desenvolvimento da inteligência emocional.

No meu E-book “O que fazer quando a culpa aparece” tem 8 passos para você aprender a lidar com a culpa. E se você se identificou com o assunto, e está com dificuldade posso lhe auxiliar a seguir um caminho de autorreflexão e agir diante dos problemas. Se sua culpa está preocupante, entre em contato comigo.

Você gostou desse post?

Compartilhe o post:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

Leia também

Você não vai se livrar da ansiedade!

O que diferencia a ansiedade de uma emoção que faz parte do seu funcionamento psíquico e perfeitamente normal para algo patológico é justamente a frequência, a intensidade e a duração dos sintomas e como ela atrapalha a sua vida e causa sofrimento.

Qual o impacto da TV no seu cérebro?

1 (1) Todos nós ouvimos o aviso quando crianças: “Essa TV vai prejudicar o seu cérebro! ”, e hoje a preocupação é ainda maior, já

Rua Abílio Moreira de Miranda, 45
Alto Cajueiros, Macaé – RJ | 27915-250
Macaé Trade Center | MTC

Agende uma consulta no Plenamente