Você sabe lidar com a culpa? Aprenda sobre esse sentimento para ter uma vida mais leve.
Quando você se arrepende por alguma atitude que tomou ou não aceita seus defeitos, erros e fraquezas, voce se sente envergonhado, com vontade de sair correndo, e então aparece aquela sensação de raiva de si mesmo ou da situação e você pensa: “Por que eu fiz isso?!” ou “Por que isso aconteceu comigo?!”
De acordo com uma pesquisa bem interessante de um estudioso chamado Lewis (1971) o sentimento de culpa é quando nos julgamos negativamente ao acreditarmos que não conseguimos viver de acordo com os nossos próprios padrões ou padrões impostos pela sociedade.
Mas isso não é de todo ruim, pois na verdade a culpa é uma função adaptativa, ou seja, ela é própria da natureza humana. O Sistema Límbico é uma região do nosso cérebro que é responsável por todos os nossos julgamentos morais e também pela sensação de culpa e vergonha.
Portanto, seres humanos com desenvolvimento psicológico saudável sentirão culpa, e levando para o lado positivo se você se sente culpado diante de algumas situações é bem possível que você tenha uma maior capacidade de empatia e conexão com o outro.
A culpa se torna preocupante quando pensamentos e comportamentos não chegam a lugar nenhum a não ser a autodestruição. Com a sensação de paralisia e com pensamentos constantes de negatividade que imerge em um ciclo de muita angústia e sofrimento.
“Luz no fim do túnel”
O que pode fazer com que algumas pessoas não consigam enxergar uma “luz no fim do túnel” é o medo de se sentir vulnerável, que cria a ilusão de alcançar expectativas impossíveis como por exemplo o da “perfeição”, e pra isso, precisa estar “sempre certo”.
Essas expectativas irreais podem ser tão fortes a ponto de causar autoagressão, a raiva de si pode levar você agir de formas a amenizar essa a falta de controle sobre a vida. Afinal, a vida e formada por uma série de acontecimentos que não podemos controlar! Essa é a realidade.
Não sufoque suas emoções, isso cria um caos interno e pode lhe causar doenças emocionais. Começar a mudar os seus próprios pensamentos e comportamentos diante das situações de culpa contribui para o desenvolvimento da inteligência emocional.
No meu E-book “O que fazer quando a culpa aparece” tem 8 passos para você aprender a lidar com a culpa. E se você se identificou com o assunto, e está com dificuldade posso lhe auxiliar a seguir um caminho de autorreflexão e agir diante dos problemas. Se sua culpa está preocupante, entre em contato comigo.
Você gostou desse post?