O termo “autoconhecimento” revela seu significado por si só. Refere-se à habilidade de conhecer a si mesmo, de dentro para fora.
No entanto, apesar de possuir uma definição simples, o seu processo exige uma reflexão profunda e muitas vezes desafiadora.
O autoconhecimento nada mais é do que uma investigação sobre si próprio. Em outras palavras, é a nossa capacidade de olhar para dentro e saber exatamente quais são nossas potências, anseios, intenções, singularidades e vulnerabilidades.
Para que isso aconteça é necessário lançarmos mão de nossos pré julgamentos e entrarmos em contato com quem somos, sem máscaras e padrões. O autoconhecimento é uma jornada interna em busca de si. Nela conhecemos as dores e delícias de ser quem somos.
Em outras palavras, o autoconhecimento nos permite compreender cada detalhe que se passa em nós mesmos, sejam pensamentos, emoções e mesmo anseios. Nos levando a ser a nossa própria bússola.
Para se conhecer é preciso desenvolver a habilidade de se aproximar de si, de se ouvir e se perceber. É preciso conseguir silenciar as vozes, demandas e opiniões externas para conhecer seu próprio som.
É preciso se reconectar com a pessoa mais importante da sua vida… VOCÊ.
Através da terapia esse processo tende a acontecer de forma muito mais leve e constante. Caso tenha desejo de conhecer de perto como podemos realizar, juntos, esse trabalho eu posso te ajudar. Clique aqui e saiba mais.
Laryssa Portugal é Pós graduanda em Gestalt-terapia, especialista em Psicologia Corporal e Graduada em psicologia.
Você gostou desse post?