Entenda que para ter uma pele saudável e equilibrada é importante fazer as etapas básicas no dia a dia: limpar, tonificar, hidratar e proteger. Mas, infelizmente muitas pessoas acabam pulando a etapa do tônico, seja por não entender como funciona ou por preguiça mesmo. Mas esse é um grande erro para o cuidado da sua pele.
Antes de tudo você precisa saber um pouco mais sobre pH, o potencial Hidrogeniônico que serve para medir a acidez, neutralidade e basicidade de determinadas.
O uso de substâncias muito ácidas como peelings, ou muito alcalinas como trietanolamina e sabonetes (aqueles que passamos no nosso corpo) com soda cáustica, desequilibram o pH da nossa pele.
E você sabe qual o PH da sua pele?
O pH da nossa pele está entre 4,6 e 5,5, ou seja, é levemente ácido. E aqui vale observar que o pH da água pura é próximo de 7, ou seja, neutro. Portanto, até o fato de lavar o rosto somente com água desequilibra o pH da pele.
É muito comum para quem tem a pele oleosa achar que é precisa lavar o rosto várias vezes ao dia, quando o ideal é que o rosto seja lavado no máximo três vezes ao dia, de manhã, a tarde e de noite.
Com o pH desequilibrado a pele não recebe muito bem o tratamento ou o cosmético de cuidados em casa.
Qual a função do tônico na nossa pele?
O tônico tem a função de equilibrar o pH, deixando a pele mais preparada para os cuidados seguintes. Além disso, os tônicos podem ter outros benefícios, dependendo dos ativos presentes na fórmula, por isso é importante escolher o tônico certo para cada tipo de pele.
Tônicos para peles sensíveis precisam de ativos calmantes e descongestionantes. Para peles oleosas e acneicas precisam de ativos para controlar a oleosidade e com ação cicatrizante, bactericida e anti-inflamatória. Já as peles que precisam de uma dose extra de hidratação, se beneficiam com fórmulas que possuam ativos hidratantes e emolientes para deixar a pele macia e equilibrada.
Entenda como incluir a etapa da tonificação em sua rotina de cuidados.
Use discos de algodão e sempre aplique por toda a superfície do rosto. Confira a ordem ideal de realização da rotina de cuidados básicos:
– Solução micelar: Se a pele estiver maquiada, remova toda a make com o auxílio de uma solução micelar ou demaquilante;
– Limpeza: com o sabonete adequado para o seu tipo de pele;
– Tonificação: vai limpar o rosto profundamente sem agredir, para receber a hidratação;
– Hidratação: contribui para a melhora da textura e da tolerância a outros dermocosméticos;
– Proteção solar: produto fundamental para prevenção de rugas, linhas de expressão, manchas como melasma, fotoenvelhecimento precoce e câncer de pele, o ideal que seja acima de 30 FPS e indicado pela sociedade Brasileira de dermatologia.
Antes de sair comprando produtos, o ideal é que se faça uma avaliação, uma anamnese criteriosa para você descobri quais são os produtos ideais para você, assim como uma limpeza de pele para regular o PH da sua pele.
Estou aqui para te ajudar, juntas podemos deixar sua pele mais receptiva a qualquer produto ou tratamento. Clique aqui e saiba mais.
Luciana Loche, Pós-Graduada em Estética avançada e cosmetologia, bacharel em estética.
Você gostou desse post?