Óleo essencial de gerânio e o sagrado feminino

Melody Faustino
Melody Faustino
5
(1)

A aromaterapia é uma prática integrativa e holística (que olha para o todo), eu como aromaterapeuta busco ver o Ser a partir de suas individualidades, singularidades, como único. Uma prática que promove saúde e bem-estar, com atuação nos campos físico, emocional, energético, espiritual e vibracional.

Os óleos essenciais são retirados de plantas aromáticas e medicinais através de um processo que chama destilação por arraste a vapor, deste processo de destilação obtemos os óleos essenciais (componentes químicos naturais) e hidrolatos (subprodutos deste processo de destilação)

Os óleos essenciais não são considerados produtos prontos, eles precisam ser diluídos em veículos carreadores de preferência de fonte 100% vegetal (sem derivados de petróleo) pois são extremamente concentrados e poderosos. Portanto um uso tópico de qualquer óleo essencial precisa de diluição.

O que é o óleo essencial de gerânio? Para que ele serve? 

Há mais de 700 espécies de gerânio e isso cria tantas possibilidades, mas o que eu trago aqui para vocês é o óleo essência de Gerânio (Pelargonium graveolens) ele é extraído das folhas e não somente das flores. Possui um aroma floral seco, rosáceo, delicado e marcante. Dependendo do seu Geotipo (local de plantio) pode ser muito parecido com o OE de rosas (um dos OEs mais caros do mundo). Apesar das variações no seu perfume os OEs de gerânios terão ações terapêuticas e indicações similares.

É interessante saber que para se obter 1 kg de OE de gerânio é necessário de 500 a 600kg da planta fresca. Bastante né?

Considerado o OE da feminilidade, gerânio aporta a energia arquetípica do sagrado feminino.

Por ser um “Hormon-like”, esse óleo essencial é muito utilizado em tratamentos de regulação hormonal (estrogênio e testosterona) para reduzir sintomas de TPM, climatério e menopausa.

Sua ação antifúngica auxilia na prevenção da instalação da cândida albicains.

Traz excelentes resultados em tratamentos faciais e de beleza, também conhecido como o óleo essencial da mulher madura por promover efeitos anti-idade, homogeneizador e clareador da pele.

Nas propriedades medicinais é considerado analgésico, diurético, antifúngico, antibacteriano, é um OE hemostático poderoso e pode ser usado em casos de hemorragias, menstruação muito abundante, sangramento de gengiva, entre outros. Estimulante epático e pancreático.

Na ação psicológica é sedativo, ansiolítico, antidepressivo, estimulante do córtex adrenal que através do ACTH (hormônio do estresse) produz hidrocortisona que tem efeitos amplos sobre o os processos metabólicos.

O OE de gerânio pode irritar a pele se aplicado em excesso, o ideal é usar diluído em uma concentração de até 1%.

Como o óleo de gerânio pode ser usado? Ele pode ser ingerido? 

Os óleos essenciais podem ser utilizados de diversas maneiras, basicamente na aromaterapia seria por via inalatória, via cutânea (tópica) ou ingestão, depende da linha que o aromaterapeuta segue para indicar e orientar seus interagentes, eu por opção, não indico a ingestão de óleos essenciais, eu acredito muito nos resultados através do uso pelas vias inalatória e tópica na minha prática como aromaterapeuta.

“A diferença entre o remédio e o veneno está na dose” Paracelso

A ingestão de óleos essenciais precisa ser bem recomendada e acompanhada por um profissional aromaterapeuta qualificado, além do médico do interagente precisar estar ciente desta opção de uso complementar a um tratamento, pois ela é o que apresenta maior chance de interação medicamentosa (com medicamentos alopáticos).  Esse é um assunto sério! Ingerir óleo essencial de forma aleatória e sem indicação pode trazer efeitos colaterais indesejados.

No site Tisserand Institute do Robert Tisserand encontramos orientações de uso seguro, e advertência sobre a ingestão de OEs principalmente em crianças, fala também sobre reações adversas com óleos essenciais, aqui no Brasil temos a ABRAROMA, na qual sou filiada, no site da Associação é possivel encontrar mais informações sobre este assunto pra quem desejar se aprofundar.

Cite ao menos 10 benefícios do óleo de gerânio e detalhes brevemente sobre essas funcionalidades: 

Ele pode ser aplicado e trazer resultados no trato de:

  • Pele oleosa e ou acneica
  • Anti-idade da cútis (antirrugas)
  • Manchas de pele
  • Queda capilar
  • TPM e cólicas menstruais
  • Seios inchados
  • Climatério e menopausa
  • Tônico uterino (favorece o trabalho de parto)
  • Colites, cólon irritável, espasmos intestinais
  • Feridas, cortes, dermatites infecciosas
  • Ansiedade
  • Estresse
  • Depressão
  • Tensão
  • Medo
  • Luto

Para saber como utilizar este óleo essencial de uma maneira assertiva para a sua necessidade recomendo fortemente que procurem um (a) aromaterapeuta qualificada para auxiliar num tratamento específico, pois a aromaterapia é terapia com aromas, também é autoconhecimento, é conexão da natureza com o Ser.

Gostou da dica? Ficou com dúvida? Quer saber mais?

Entre em contato gratuitamente, vamos conversar!

Você gostou desse post?

Melody Faustino
Compartilhe o post:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Leia também

Você não vai se livrar da ansiedade!

O que diferencia a ansiedade de uma emoção que faz parte do seu funcionamento psíquico e perfeitamente normal para algo patológico é justamente a frequência, a intensidade e a duração dos sintomas e como ela atrapalha a sua vida e causa sofrimento.

Qual o impacto da TV no seu cérebro?

1 (1) Todos nós ouvimos o aviso quando crianças: “Essa TV vai prejudicar o seu cérebro! ”, e hoje a preocupação é ainda maior, já

Rua Abílio Moreira de Miranda, 45
Alto Cajueiros, Macaé – RJ | 27915-250
Macaé Trade Center | MTC

Agende uma consulta no Plenamente