Nunca desista de um sonho por causa do tempo que levará para concretizá-lo.

0
(0)

Nunca desista de um sonho por causa do tempo que levará para concretizá-lo. O tempo passará de qualquer jeito. Earl Nightingale

Existem pessoas que são especialistas em encontrar os culpados e possuem todos os álibis possíveis para o seu fracasso, para aquela saída da linha, para procrastinação, para não entrar em ação. Essas pessoas estão presas, se colocam em cativeiro subjugadas às circunstâncias dos seu ambiente, as condições dos acontecimentos.

Reconhecer o que precisa ser mudado em si mesmo e o primeiro é mais importante passo para qualquer transformação. A clareza do que se ganha ou se perde em alcançar ou não esse sonho é o segundo passo. Responda diariamente as perguntas:

  • Estou disposto a pagar o preço pelo meu sonho?
  • Estou disposto a trabalhar muito pelo meu sonho?
  • Estou disposto a vencer os meus medos pelo meu sonho?

Você precisa entrar em fluxo com o que é importante!

Para que você se afaste do estado de “ocupado”, e já explico o que seja. Pessoas ocupadas acreditam que devem agir assim que uma demanda surge. Estão atentas ao meio, ligadas em todos os canais de comunicação a fim de coletar todas as informações disponíveis, passam o dia verificando o Facebook, Instagram, Whatsapp, e-mail, mensagem inbox e tudo mais que esteja ao seu alcance. Passam o dia coletando informações e respondendo.

Não que essas atividades não sejam importantes, muito pelo contrário. A questão é, permanecer nesse estado, aparentemente inofensivo é contraprodutivo, causam efeitos devastadores à sua produtividade.

Pare um pouco agora! Se você acorda e antes de levantar verifica todas as redes sociais, você pode sofrer desse mal, fique atento!

Uma excelente forma de reconhecer essas pequenas conquistas, melhorar a experiência com o seu progresso é manter o hábito de escrever as suas realizações diariamente, assim você se tornar mais consciente do seu progresso.

E agora você pode estar se perguntando, tenho que pagar contas, fazer compras, lavar o carro, manter a casa limpa e arrumada, lavar e vestir roupa, entre outras tarefas, e ainda assim conseguir tempo para praticar exercícios, ler mais e comer com mais qualidade, tarefas que nunca vão terminar. Onde é que vou conseguir mais tempo para realizar o que importa? Isso pode fazer surgir o sentimento “de que não vai dar”. Mesmo pessoas que aparentemente são organizadas, que costumam ter aquelas listas de tarefas, sem a clareza exata do que é produzir e o que é estar ocupado, chegam ao final do dia cansados e ainda com a lista cheia de tarefas pendentes, tarefas que vão se acumular com as do próximo dia, dia após dia, sem avançar em direção ao resultado pretendido. Nesse estado é praticamente impossível tirar um tempo para atividades que tão prazer, pois logo vem o sentimento de culpa por não estar agindo “certo”. Para vencer esse estado, faça o seguinte:

a) Aceite que as tarefas de ocupação é como enxugar gelo, limpar carvão, nunca vão chegar ao fim. Nada para consertar em casa, nenhum Whatsapp para retornar, nenhuma conta para pagar, tudo 100% em ordem, difícil né. Não importa o quanto você trabalhe, a sua lista de tarefas de ocupação nunca irá terminar.

b) Estabeleça tarefas e metas semanais relacionados ao seu objetivo, uma agenda que vai te colocar mais próximo do seu sonho. Trabalhe nessas tarefas em primeiro lugar. Certifique-se de passar mais tempo fazendo isso do que coletando informações e respondendo às solicitações e demandas externas.

c) Tenha metas de curto, médio e longo prazo. Isso ajuda a calibrar as expectativas, ajuda a priorizar o que precisa ser feito primeiro. Diminui a ansiedade e ajuda a evitar a frustração. E aqui vale destacar que muitas pessoas desistem dos seus sonhos pela perspectiva errada dos prazos propostos para realizá-los, ou seja, são imediatistas em relação aos resultados. Quando eles não surgem no tempo esperado, isso reforça a crença de que não é possível realizá-los ou a crença na incapacidade para fazê-lo.

d) Tenha metas pequenas, médias e grandes em relação ao esforço proporcional para realizá-las. Foque nas tarefas de menor esforço e maior resultado proporcional. Faça uso da matriz a seguir. Agir dessa forma aumenta a sua percepção inicial de resultados, você fica mais motivado e aumenta o seu combustível para entrar em ação novamente.

Estamos sempre tomando decisões de como usar nosso tempo, contudo, muitos de nós sentimos que há uma lacuna entre o modo como usamos nosso tempo e o que acreditamos ser de fato relevante em nossa vida. Chamo isso da diferença entre o relógio é a bússola.

Quero chamar a sua a sua atenção para o que você precisa colocar em primeiro lugar no seu planejamento semanal. Faço também uma sugestão, tenha sonhos, metas e objetivos para três áreas da sua vida, profissional, pessoal e relacionamentos. Alguns exemplos:

  • Profissional: Realização no trabalho, encontrar o seu propósito, recursos financeiros, contribuição social, carreira;
  • Pessoal: Desenvolvimento intelectual, saúde, disposição, equilíbrio emocional, qualidade de vida, hobbies, diversão, plenitude, felicidade, espiritualidade, conquistas materiais;
  • Relacionamento: família, desenvolvimento amoroso, vida social;

Quer saber mais? Ficou com dúvida? Entre em contato conosco.

Você gostou desse post?

Compartilhe o post:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Leia também

Você não vai se livrar da ansiedade!

O que diferencia a ansiedade de uma emoção que faz parte do seu funcionamento psíquico e perfeitamente normal para algo patológico é justamente a frequência, a intensidade e a duração dos sintomas e como ela atrapalha a sua vida e causa sofrimento.

Qual o impacto da TV no seu cérebro?

1 (1) Todos nós ouvimos o aviso quando crianças: “Essa TV vai prejudicar o seu cérebro! ”, e hoje a preocupação é ainda maior, já

Rua Abílio Moreira de Miranda, 45
Alto Cajueiros, Macaé – RJ | 27915-250
Macaé Trade Center | MTC

Agende uma consulta no Plenamente