Entendendo a Hipnoterapia

5
(1)

Olá, você tem curiosidade de saber mais sobre essa técnica linda que vem transformando a vida de muitas pessoas em poucas sessões? Então vamos lá.

A crença popular de que a hipnose é uma espécie de energia invisível controlada pelo hipnotista é tão divulgada através de filmes, séries e até desenhos animados, que muitas pessoas só de ouvirem que trabalho com a hipnose, imediatamente desviam o olhar, como se eu fosse ler ou manipular sua mente ou ainda descobrir seus segredos íntimos. Mas sinto lhes dizer que nada disso é verdade. Então vamos falar sobre algumas dúvidas e até alguns mitos sobre a hipnose:

Tem a ver com religião?

A hipnose faz parte da história da humanidade, e no passado era vista na medicina egípcia ou nos templos da antiga Grécia é daí que vem a ligação da hipnose com algo religioso, mas como podemos ver nos estudos mais atuais é que a hipnose nada mais é que a alteração nos padrões neurológicos. Ou seja, totalmente físico e cientificamente comprovado.

Precisa dormir ou ficar inconsciente?

No Egito existiam os ’’Templos dos Sonhos’’, onde se aplicavam aos ’’pacientes’’ sugestões terapêuticas enquanto dormiam. Por volta de 1841 Braid em seus estudos observou que a hipnose nada mais era que um estado alterado da mente, porém, quando ele percebeu de que hipnose não era sono, a palavra hipnotismo já estava estabelecida e isso criou a confusão de que hipnose e sono são a mesma coisa, porém em hipnose você fica totalmente consciente e na sessão de hipnoterapia isso é muito importante para que você diga para o terapeuta o que a hipnose está te trazendo de lembranças e memórias.

Tem como ficar preso em hipnose? E se eu não voltar?

Como você fica consciente o tempo todo não tem no que você ficar preso e nem vai pra lugar nenhum, então não tem de onde voltar. O que acontece é um relaxamento da mente que ajuda a acessar informações que precisam ser tratadas. Se, em qualquer momento, você decidir parar porque não quer mais, a hipnose é cessada automaticamente, mesmo que o hipnotista não fale nada.

Eu vou fazer algo que não queira?

Como eu disse no início esse mito vem dos filmes e series onde os hipnotistas controlam a mente das pessoas e essas fazem coisas que não queriam fazer, mas na realidade isso não é possível, já que o hipnotista não tem controle sobre você, e você só faz aquilo que sabe que é possível ou desejável.

Mas o que acontece nos programas de tv, que as pessoas comem cebola achando que é maça? O que acontece é que aquela pessoa quis se submeter aquela experiência e só por isso ela faz o que o hipnotista sugere.

Podemos apagar lembranças com hipnose?

Isto não é possível, porque o cérebro nunca esquece uma informação, tanto que na terapia temos acesso a essas memórias esquecidas ou até mesmo de dentro do útero pois já nos primeiros meses nosso cérebro já é formado e começa a armazenar todas as informações.

Aliás, mesmo que fosse possível retirar uma memória negativa, isto não seria feito, já que ela pode servir como um crescimento individual, e, portanto, poderia apenas ser resignificado. Que o que fazemos em uma sessão de hipnoterapia, resignificamos o trauma, ou o que incomoda pra que não tenha mais efeito negativo na vida da pessoa.

Então o que é a Hipnoterapia?

Hipnoterapia
Fotos de uma sessão – arquivo particular

A hipnoterapia consiste na aplicação de técnicas da hipnose como ferramenta terapêutica, para tratamento de traumas, transtornos emocionais, físicos, psicológicos, hábitos e sentimentos indesejados.

Muitos problemas vivenciados são causados por eventos do passado dos quais muitas vezes nem lembramos. O papel do hipnoterapeuta é identificar esses eventos causadores e ajudar o cliente a confrontá-los, para que o transtorno possa ser tratado com eficácia e o indivíduo possa ter sua qualidade de vida de volta. .

Normalmente, os resultados alcançados com a hipnoterapia são mais efetivos e rápidos que com outros métodos convencionais. Isso ocorre porque a hipnose clínica alcança a mente subconsciente do indivíduo e trata o transtorno direto em sua origem.

Os resultados são relativos e dependem sempre do cliente, mas os resultados já são visíveis a partir da primeira sessão. Uma sessão pode durar de duas a quatro horas com um tempo de no mínimo 15 dias a um mês entre as sessões.

E pra que serve a Hipnoterapia?

Tratamentos Psicológicos – depressão, fobias, ansiedade, TOC, traumas, compulsões alimentares, questões sexuais, etc.

Mudanças de Hábitos e Vícios – alcoolismo, tabagismo, drogas ilícitas, vício em jogos, compulsão sexual, bulimia, compulsão alimentar, ciúme patológico, compra compulsiva, etc.

Desenvolvimento Pessoal e Alta Performance – para se trabalhar os seus objetivos pessoais. Foco, liderança, criatividade, concentração, superação de crenças limitantes, eliminação de procrastinação e ampliação de clareza na tomada de decisões, melhora a performance nos esportes, trabalho ou provas de concursos por exemplo.

Saúde – como auxílio no tratamento de doenças físicas e psicossomáticas, como dores e doenças crônicas, distúrbios de sono (insônia ou excesso de sono), obesidade, problemas respiratórios, alergias (alimentares, dermatológicas…), gagueira, acompanhamento no tratamento de câncer, no parto normal e etc.

Um presente para você!

Se gostou desse tema comente e compartilhe com seus amigos.

Se quiser saber mais sobre Hipnoterapia você está no lugar certo! Preparei um e-book especialmente para você:

1- Clique no botão abaixo “conheça meu trabalho”;

2- Você será direcionado para a minha página;

3- Vá até o final da página, preencha seus dados e clique em “Quero me inscrever!”;

4- Pronto! Você receberá em seu e-mail o e-book completo “Entendendo a Hipnoterapia”;

5- Aproveite a leitura!

E se você ficou interessado em conhecer essa terapia linda entre em contato comigo.

Você gostou desse post?

Compartilhe o post:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Leia também

Você não vai se livrar da ansiedade!

O que diferencia a ansiedade de uma emoção que faz parte do seu funcionamento psíquico e perfeitamente normal para algo patológico é justamente a frequência, a intensidade e a duração dos sintomas e como ela atrapalha a sua vida e causa sofrimento.

Qual o impacto da TV no seu cérebro?

1 (1) Todos nós ouvimos o aviso quando crianças: “Essa TV vai prejudicar o seu cérebro! ”, e hoje a preocupação é ainda maior, já

Rua Abílio Moreira de Miranda, 45
Alto Cajueiros, Macaé – RJ | 27915-250
Macaé Trade Center | MTC

Agende uma consulta no Plenamente