Alimentação x Quarentena: O que realmente muda?

Anna Ferreira
5
(6)

Alimentação x Quarentena: O que realmente muda?

Estamos vivendo um período atípico e bem desconhecido, só isto já nos tira da zona de conforto ou no mínimo, de conhecimento. E aí vêm a ansiedade pelo amanhã, o medo de se infectar, o receio de já estar infectado… Começamos a partir daí descontar na alimentação.

Alimentação mais saudável

Em contra partida, ouvimos e lemos muitos estudos que abordam sobre alimentação para potencializar a imunidade. Mas o que de fato contribui para uma boa imunidade? O que de fato constitui a saúde e qualidade de vida?

É mais simples do que pensamos… Vou listar para você:

  • Boa noite de sono (dormir bem e sem ficar acordando, acordar descansado. Para adultos em torno de 8 horas/dia e idosos 6 horas/dia, a criança fica a critério da mesma, normalmente com a rotina da noite a criança vai estabelecendo seus próprios horários de sono).
  • Alimentação saudável (não significa restringir grupos alimentares, mas sim estabelecer um equilíbrio, de preferência procure um nutricionista para te acompanhar e ajudar a definir o que comer, em que horas e de que forma. Mas vale para todos: comer mais vegetais, cereais integrais, leguminosas, carnes magras e oleaginosas).
  • Prática regular de atividade física (não precisa ser esportes de grande impacto ou musculação, o mínimo que conseguir manter neste período é válido por exemplo: uma caminhada/corrida, aula de dança do Youtube, aula de aeróbios que academia posta regularmente na rede social).
  • Manejo do estresse (muitos estão trabalhando em casa e com isso o lar deixa de ser um lugar tranquilo e de descanso, para isso é importante saber definir os horários de início, pausa e fim bem como planejar a alimentação para que nem o trabalho e nem as refeições sejam afetadas pela falta de tempo)

E boa imunidade começa com boa alimentação e para te auxiliar no planejamento das suas principais refeições, aqui vai uma dica:

Plano alimentar
  • Café da manhã: fonte de carboidrato (integral de preferência, pão, aipim, batata doce, tapioca) + fonte de proteína (ovo, atum, frango, iogurte) + fonte de gordura (azeite, queijos) +  fruta (morango, kiwi, maçã) + fonte de fibra (linhaça, chia, aveia, psyllium).
  • Almoço e Jantar: 50% salada (crua ou cozida), 25% carboidratos (arroz, tubérculos, massas), 25% proteína animal e/ou leguminosas (carne bovina, frango, porco, ovos, peixe + feijões, lentilhas, grão de bico), 1 fruta (laranja, bergamota, limão)
  • Lanches intermediários: dar preferência a frutas do que pães e biscoitos.

ATENÇÃO: é interessante reduzir o consumo de sal, açúcar e industrializados como refrigerantes, balas, bolos, sorvetes, salsichas, hambúrgueres, salgadinhos de pacote e fritos, macarrão instantâneo, gordura hidrogenada, carnes processadas e temperos prontos. Estes alimentos contêm muito conservante, aromatizante, corante, gordura e além de muito sal e açúcar o que prejudica a saúde a médio e longo prazo.

Eu te garanto que se você se alimentar de comida de verdade terá uma maior qualidade de vida. Porém para saber as quantidades e o horários que mais condiz com seu perfil, é interessante buscar por um nutricionista, onde passará por uma anamnese, avaliação física, avaliação de exames de sangue e montamos um programa nutricional especializado e individualizado para você para atingir as possíveis deficiências e os devidos excessos.

Quer saber mais? Precisa de ajuda para seu emagrecimento? Entre em contato clicando aqui.

Anna Ferreira, Graduada em Nutrição e Pós-graduanda em Emagrecimento e estética.

Você gostou desse post?

Anna Ferreira
Compartilhe o post:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Leia também

Você não vai se livrar da ansiedade!

O que diferencia a ansiedade de uma emoção que faz parte do seu funcionamento psíquico e perfeitamente normal para algo patológico é justamente a frequência, a intensidade e a duração dos sintomas e como ela atrapalha a sua vida e causa sofrimento.

Qual o impacto da TV no seu cérebro?

1 (1) Todos nós ouvimos o aviso quando crianças: “Essa TV vai prejudicar o seu cérebro! ”, e hoje a preocupação é ainda maior, já

Rua Abílio Moreira de Miranda, 45
Alto Cajueiros, Macaé – RJ | 27915-250
Macaé Trade Center | MTC

Agende uma consulta no Plenamente