Psicólogo clínico, atuante na abordagem Fenomenológica Existencial.
TRAJETÓRIA:
Nascido em Macaé, ainda muito novo apreciava a área da saúde. Lembro-me de que, ainda muito pequenino, pedia a minha mãe que me levasse ao Pronto Socorro para sentir o cheiro do éter (risos) e conversar com as pessoas que estavam sentindo dor, dizendo-lhes que aquela dor iria passar. Desde então já tinha fixo em minha mente que atuaria na área da saúde para ajudar o próximo. Sempre me preocupei com o outro, tendo empatia e carinho, valores pelo quais devo gratidão eterna à educação dos meus pais, que me ensinaram a trilhar o caminho do amor.
Inicialmente pensei em cursar medicina e lutei por esse objetivo. Porém, paralelo a isso, ingressei no curso técnico de enfermagem, uma forma de me envolver na área da saúde e me manter financeiramente. Atuei como técnico em enfermagem em hospitais e me realizei bastante, pois tinha condição de cuidar do enfermo e ao mesmo tempo assistir à rotina do médico. Foi aí que pude observar que não era aquilo que objetivava, pois até então tinha uma visão romântica da atuação médica, uma visão de filmes. Fui confrontado com a realidade e decidi não mais cursar medicina.
Com o tempo atuando na enfermagem, pude observar que conseguia cuidar das feridas externas do paciente. Entretanto, pior que as feridas no corpo físico do paciente, eram as feridas na alma (na mente desse paciente). Passei, então, a refletir que primeiramente deveria cuidar das dores internas do paciente, de sua saúde mental. Tratando das feridas internas, consequentemente geraria saúde mental e iria refletir no seu corpo.
Cheguei à conclusão de que a psicologia iria me ajudar muito neste processo. Juntando a minha satisfação profissional com a missão de cuidar do outro, em 2014, ingressei na graduação em psicologia pela Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FMSA).
MISSÃO:
Trabalho com a linha da psicologia chamada de Fenomenologia Existencial, que tem como base considerar que você é a pessoa responsável pela sua existência, autor (a) da sua história. Você comanda, você decide. Você é livre! Sendo livre, você é responsável pelas suas escolhas, sejam elas positivas ou negativas. Independentemente se o seu passado foi difícil, você pode escolher ressignificá-lo, ou seja, dar um sentido novo a ele. Assim, essa escolha irá influenciar o seu presente e vai projetar a você para o futuro de forma positiva.
Segundo a metodologia, a forma como você pensa vai influenciar o modo como você se sente e se comporta. Então, em conjunto com o paciente, identificamos as suas escolhas, seu senso de responsabilidade sobre elas e os seus pensamentos, que avaliamos e modificamos.
O objetivo da terapia é que no futuro o paciente se torne seu (sua) próprio (a) terapeuta.
Ser psicólogo para mim não é somente um trabalho, como também é uma missão de levar saúde mental ao próximo, auxiliando, estendendo a mão ao paciente que deseja alcançar inteligência emocional, trabalhar a sua autoestima, ressignificar o seu passado doloroso e trabalhar a sua ansiedade em relação ao futuro, bem como cuidando dos seus transtornos psicológicos e emocionais.
SINTA-SE ABRAÇADO (A) E ACOLHIDO (A)!
Atendo adolescente, adulto, idoso (a), casais e gestante.